2006/04/06

Razões para não acreditar...

Um comentário a um post meu, lembrou-me de escrever aqui algumas das razões que me levam a não acreditar em religião nenhuma.
Começo por referir que sou um curioso e um pouco autodidacta no que se trata de religiões. Gosto de saber do que é que se está a falar quando se trata de crenças. No entanto, uma das razões que me leva a não ser "adepto" de nenhuma, é exactamente o facto de haverem muitas, delas se contradizerem e de não ser humanamente possível dizer qual é a correcta (ou quais as erradas se quisermos pegar por aí).
Os cristãos acreditam num só deus, num "paraíso" (a que chamam "céu" olhando para cima feitos malucos; no céu temos nuvens, pássaros, aviões, vá... OVNIS, mas... não dei por lá estar mais nada. Ah sim, e à noite temos estrelas às vezes, mas estão a muitos anos luz de distância). Os muçulmanos também são monoteístas (já o "paraíso" destes senhores é diferente: uma carrada de virgens à espera!! O que me deixa apreensivo é que, se cá neste mundo convencer uma é difícil, 70... o que vale é que temos uma eternidade!). Já os hindus, é uma festa! Haja nome e animal para dar a tanto deus! Os budistas preferem acreditar que o nosso objectivo é deixar de reencarnar, seja de forma for: chegas a buda e pronto, acabou-se tudo, não há mais bilhetes para dares mais uma voltinha neste carrocel.
Mesmo desta forma simplista, isto não parece demasiado diferente para algo não estar certo? Quem vai ser a pessoa que vai ter de dizer a estes senhores (senão a todos pelo menos a alguns) que aquilo em que ele e mais uns milhões acreditam está... desajustado com a realidade, para sermos simpáticos.
E depois há os espiritas que acreditam nos fantasmas e nas almas etc.... A esses senhores gostaria de deixar umas dúvidas:
Se existem almas, estas devem existir desde o primeiro homem ter existido, certo?
Há fantasmas de homens das cavernas?
Se eu quiser posso falar com um (isso ajudaria muito os historiadores: falar com um homem pré-histórico, com um faraó, com um romano, etc.)?
Não se coloca a hipótese de sobrelotação nessa "dimensão"? É que já morreu muita gente desde o princípio da humanidade...
Já agora, quem foi o primeiro humano a ter alma?
Ou os macacos também tinham alma?
Por falar nisso, os animais também têm alma e, por isso, há fantasmas de cães, gatos, porcos, etc?
Depois ainda temos a astrologia, pseudo-ciência de enganar o ignorante! Wake up call: as estrelas estão longe p'ra caraças!! As constelações que se vêem hoje não estão iguais a como estavam quando lhes deram os nomes, nem o Sol passa por lá na mesma altura!
Eu conheço gente que nasceu no mesmo dia que eu, e garanto-vos que não temos nada a ver uns com os outros! Até somos de sexos diferentes!!!!
E gosto muito quando se põe a adivinhar o meu signo por causa da minha maneira de ser! Eu explico: eu sou assim porque saio aos meus familiares geneticamente, convivi com muita gente e li muito! Não foi porque nasci a um determinado dia do ano!
Eu digo-vos no que acredito:

Eu acredito que o mundo seria melhor
Se o dinheiro não existisse
E acredito que viveríamos melhor
Se a religião não nos dividisse

Acredito que seremos mais unidos
Quando deixarmos de olhar para a cor da pele
Acredito que o ambiente ficará melhor
Quando formos todos nós a cuidar dele

E continuo a acreditar
Que poderíamos acabar
Com todo o sofrimento e toda a dor

Continuo a acreditar
Que continuamos apenas a necessitar...
De amor

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"Há fantasmas de homens das cavernas?
Se eu quiser posso falar com um"
Ora isso vem mt a proposito da minha questão de: la em "cima" falam que lingua??? Viramos todos poliglotas telepaticamente???? Sim, porque se nao temos corpo, n temos boca p falar, so pode ser telepatico né?????
Lady Croft.

10:07 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Cá para mim andas a pregar uma nova religião. Em todo o caso, desde que não cobres o dizimo, eu alinho.

Ocorreu-me um novo tema, que eu até desenvolvia se tivesse paciência para estas coisas (já não chego a Bispo na tua religião): comparar palavras como "pregar" (prego) e "pregar" (sermão). Na realidade não será a mesma coisa que alguém resolveu pronunciar de maneira diferente para fugir à comparação?

5:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pedro, és um idealista, tou contigo, mas julgo que o mundo não está preparado para tanto ...infelizmente!
Não queiras dar um passo maior que o mundo pode seguir.
Victor Vicente

2:41 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home